A Praça da Leitura é um projeto sociocultural que visa o alinhamento da cultura com a educação, favorecendo estudantes de escolas públicas do Rio de Janeiro. A proposta está focada no desenvolvimento humano de crianças e jovens, moradoras de comunidades de baixo IDH ou com pouco acesso à arte e a cultura.

 

Realizado desde 2002, o projeto utiliza o livro como instrumento fundamental de inserção social, busca incentivar a formação e manutenção de leitores, estimular a criatividade, desenvolver a narrativa, praticar conceitos de cidadania e colaboração, respeito ao meio ambiente, além de divulgar a literatura e os livros infantis e juvenis de qualidade.

 

Para viabilizar mais esta temporada em 2016, fomos contemplados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura/Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura do Rio e contamos com o patrocínio da empresa Seadrill que optou por investir recursos incentivados através da Lei 5553/2013 em um projeto sociocultural.

 

Serão beneficiados 1000 jovens através de processos educativo-culturais, apresentados com continuidade durante o ano letivo de 2016, na forma de três oficinas – Oficina de Interação com o Livro, Oficina de Contadores de Histórias e Oficina de Criação do Livro - onde o tema será "SUSTENTABILIDADE".

 

 

Com este tema pretendemos motivar os participantes a pensarem no seu entorno e como podem contribuir para a sustentabilidade no seu dia a dia – Reciclando, Reutilizando e Reduzindo - e replicando este conhecimento em suas comunidades.

Acreditamos que, por intermédio da prática integrada das linguagens artísticas e culturais, possamos desencadear nas crianças e jovens o interesse pelos livros, pela leitura e pela construção de narrativas que, certamente, irão facilitar sua comunicação com o mundo.

 

Graça Gomes

Idealização e Direção Geral

IBRAPS/Alternativa Cultura

 

Informações:

info@alternativacultura.com.br

55 21 2556-0339