Agenda 2002 -
Agenda 2003

Relatório de Atividades

A Praça da Leitura iniciou suas atividades em julho de 2002 na comunidade Bento Ribeiro Dantas no Complexo da Maré.

Após cumprir seu contrato de um ano de apresentações com a LAMSA, a Praça da Leitura encerrou sua primeira fase de atividades em setembro de 2003. Nesse período realizou 63 eventos em diversas comunidades, em praças, campos de esportes, bibliotecas ou em escolas públicas, atingindo um total de cerca de 22.000 crianças e jovens, na faixa etária de 3 à 18 anos.

Foram criados mais de 20.000 “livros” de desenhos e/ou histórias que nos mostraram a diversidade do universo de nossas crianças. Estes livros, devido a grande quantidade produzida a cada dia, passaram a ser selecionados, ficando alguns com a produção do projeto e a maioria com as escolas ou comunidades.

O projeto levou à milhares de crianças e jovens um estímulo à leitura, e mais que isso, um estímulo a sua criatividade, a sua auto-estima e ao seu espírito crítico, de uma forma lúdica e descontraída.

A Prefeitura do Rio através da Secretaria das Culturas também tem sido uma grande parceira da Praça da Leitura. O projeto fez parte das comemorações do aniversário da Cidade, realizando uma apresentação na Lagoa Rodrigo de Freitas, em março de 2003.

A Praça da Leitura também foi convidada
para ser o stand da Secretaria das Culturas, de 15 a 25 de maio de 2003, na XI Bienal Internacional do Livro. Da abertura ao final das atividades do evento, cumprindo uma programação diária de 12 horas, atingimos um público de cerca de 7.000 crianças e jovens participando das atividades.

Realizamos ainda com a Prefeitura/Secretaria das Culturas duas apresentação na Lagoa, uma dentro do evento "Paixão de Ler" e outra comemorando o Natal. Participamos da re-inauguração do Jardim de Alah em dezembro/2004. A Praça da Leitura esteve nas Bibliotecas Públicas de Botafogo e Santa Cruz.

Na apresentação do dia 09/11/2003, na Lagoa, os moradores fizeram um abaixo-assinado pedindo à Prefeitura a realização do projeto mensalmente em 2004.