1. Resumo do Projeto

A Praça da Leitura, tem como ponto central a montagem itinerante de uma biblioteca. Esta biblioteca está sendo montada em escolas, praças públicas ou locais abertos e de fácil acesso às comunidades. Contém um acervo de doações com cerca de 500 títulos dos mais importantes voltados para crianças e jovens e 200 histórias em quadrinhos.

Na Praça da Leitura temos 3 tipos de atividades durante todo o dia:
- Biblioteca (leitor)
- Contadores de Histórias (ouvinte)
- Oficina de Criação do Livro (criador)

As atividades acontecem no interior de tendas num total de 81 m2 cobertos.

2. Objetivo

O projeto é voltado para crianças e jovens e tem o objetivo de divulgar a literatura e os livros infantis e juvenis de qualidade, promover a leitura e estimular a criatividade através da criação e dramatização de histórias. Assim, estaremos incentivando a formação de novos leitores, criadores e contadores de histórias.

Atingimos um público de cerca de 2.000 crianças e jovens por mês, em comunidades carentes. O projeto também vem sendo realizado em locais e escolas da zona sul do Rio, com grande sucesso.

3. Justificativa

Sabe-se que para formar e se manter leitor, é necessário investimento, o que não é possível a maior parte da nossa população. As bibliotecas públicas são insuficientes para atender a todos, além de não oferecerem uma programação que estimule a formação leitora. Assim, eventos como esse se transformam numa alternativa.

Na praça, crianças e jovens podem ler, ouvir, contar e criar histórias, conversar com escritores e ilustradores, praticar o exercício da escrita e descobrir a leitura como alimento da alma e do intelecto.

A boa literatura ajuda a formar um cidadão crítico, capaz de interpretar o mundo e transformá-lo.